REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL
PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
Ao lado,
em nossa lista de DOCUMENTOS IMPORTANTES, disponibilizamos os três volumes do
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Observem que o MEC
fala a mesma língua em todos seus documentos, mas infelizmente alguns
municípios resistem em aceitar o óbvio, o que gera uma grande perca da
qualidade para a educação infantil. Ressaltamos alguns trechos a seguir.
Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil volume 1:
"Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores."
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"Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados,
brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam
contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal,
de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e
confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da
realidade social e cultural."
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"Além da dimensão afetiva e relacional do cuidado, é preciso que o
professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e
priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada. Assim, cuidar da criança
é sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e
desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo
às suas necessidades. Isto inclui interessar-se sobre o que a criança sente,
pensa, o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando à ampliação deste
conhecimento e de suas habilidades, que aos poucos a tornarão mais independente
e mais autônoma."
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"Embora não existam informações abrangentes sobre os profissionais
que atuam diretamente com as crianças nas creches e pré-escolas do país, vários
estudos têm mostrado que muitos destes profissionais ainda não têm formação
adequada, recebem remuneração baixa e trabalham sob condições bastante
precárias. Se na pré-escola, constata-se, ainda hoje, uma pequena parcela de profissionais
considerados leigos, nas creches ainda é significativo o número de profissionais
sem formação escolar mínima cuja denominação é variada: berçarista,
auxiliar de desenvolvimento infantil, babá, pajem, monitor, recreacionista
etc."
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"Nessa perspectiva, os debates têm indicado a necessidade de uma
formação mais abrangente e unificadora para profissionais tanto de creches como
de pré-escolas e de uma restruturação dos quadros de
carreira que leve
em consideração os conhecimentos já acumulados no exercício profissional, como possibilite
a atualização profissional."
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"O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor
tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de
naturezas diversas que abrangem desde
cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas
do conhecimento. Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação
bastante ampla do profissional que deve tornar-se, ele também, um aprendiz, refletindo
constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as
famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que
desenvolve. São instrumentos essenciais para a reflexão sobre a prática direta
com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a avaliação."
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Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil volume 2:
"TROCA DE FRALDAS
A organização do ambiente e o planejamento dos cuidados e das atividades com o grupo de bebês deve permitir um contato individual mais prolongado com cada criança. Enquanto executa os procedimentos de troca, é aconselhável que o professor observe e corresponda aos sorrisos, conversas, gestos e movimentos da criança. Para evitar que esse cuidado individualizado implique num longo tempo de espera para as demais crianças, ou se torne uma rotina mecanizada, é importante considerar o número de bebês sob a responsabilidade de cada professor, a localização e as condições do local de troca e a organização do trabalho."
http://professoresdeeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2010/02/referencial-curricular-nacional-para.html