terça-feira, 3 de maio de 2011

Tempos e espaços na educacão infantil

SME/DOT – Tempos e espaços par infância e suas linguagens nos CEIs, creches e EMEIs da cidade de São Paulo

Objetivo do documento:
favorecer o aprimoramento pessoal e profissional dos educadores que atuam com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.

Tem como referencial o CUIDAR e o EDUCAR.
Cabe a essas instituições educativas assegurar a TODAS as crianças, o direito de ter acesso a informações que lhes ajude a observar e construir significações pessoais sobre o mundo, ajudando-as a compreender os aspectos básicos que regem as relações entre as pessoas satisfazendo suas curiosidades e favorecendo seu desenvolvimento pleno.
Educar e Cuidar = conceitos integrados
Cuidar: tarefa complexa que exige: preparo, planejamento, precauções, atenção, olhares, acolhimento, estímulo, segurança.
Educar: exige a criação de condições para que a criança se aproprie de formar de agir no meio social. Envolve o desenvolvimento de sua afetividade, motricidade, imaginação, raciocínio, linguagem que favoreça a formação de um conceito positivo da criança em relação a si mesma.
Cuidar e Educar: exige planejamento de interações entre as crianças dando-lhes a oportunidade de compartilhar experiências e saberes sem qualquer tipo de discriminação e preconceitos, favorecendo assim a construção de atitudes de respeito e solidariedade.
A aprendizagem deve ser entendida como uma construção social que envolve múltiplas interações (Vygostsky e Wallon)
Papel do professor:
- mediador que planeja e promove interação das crianças com seus companheiros de infância e adultos
- organizar situações de aprendizagens que ajudem todas s crianças a se apropriarem do patrimônio cultural
- planejar situações que sejam significativas para as crianças
- Proposição de situações onde as crianças façam ESCOLHAS, exercitando sua AUTONOMIA.
Tempos e Espaços para viver, crescer e aprender – agrupar as crianças simplesmente num espaço não garante a qualidade das interações, cabe ao professor a organização de boas vivências nos tempos e espaços para as crianças agirem e aprenderem com qualidade.
A noção de ambiente contemplada por este documento não se resume o espaço escolar. O espaço físico pode estender-se quando possível a outras áreas (praças, parques, ruas...)
Os espaços devem ser compreendidos como lugares de crescer e aprender
Organização dos espaços:
- A infância na EI deve refletir um tempo de experiências educativas seguras, afetivas, que promovam mudanças e ampliação de suas capacidades de fazer, sentir, pensar e usar diferentes linguagens.
- O espaço deve contemplar:
* segurança e acolhimento
* desafios
* estímulo ao interesse e conhecimento de bebês e crianças maiores
* diversidade de propostas
* favorecimento das interações sociais
* contato com o meio externo
Organização do tempo:
- deve estar a favor das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento;
- O planejamento do tempo deve atender aos critérios de: equilíbrio, variedade e regularidade e atratividade;
O Brincar é uma atividade humana pela qual a criança aprende a viver, revolucionar e criar a cultura, brincando a criança se humaniza;
Durante as brincadeiras, cabe ao professor atuar como observador, organizador e participante, bem como ampliando o repertório das crianças;
Brincar é a principal linguagem da infância;
A brincadeira infantil deve ocupar lugar privilegiado na rotina dos CEIs, Creches e EMEIs;
O professor precisa garantir que as crianças possam brincar isoladamente ou em grupos, com crianças da mesma idade e com idades diferentes, de forma livre e dirigida.
Os espaços devem ser bem explorados, as brincadeiras devem acontecer em espaços diversos
As brincadeiras devem possibilitar o brincar em suas mais diversas formas
A EI não se divide em disciplinas, mas no trabalho com as diferentes linguagens:
- Comunicação e expressão gestual
- Comunicação verbal ( não deve pautar-se no uso apenar de palavras simples, com frases curtas, as crianças precisam aprender a expressar suas idéias)
- Leitura e Escrita e sua apropriação (favorecer o contato com a escrita, sobretudo do nome próprio e outras escritas comuns de seu cotidiano / exploração de materiais com textos significativos empregados no dia-a-dia / leitura compartilhada)
- Criação plástica e visual ( ao desenhar a criança elabora e constrói experiências interiores sobre o mundo / acesso a diferente modelos / exploração de materiais diversos/ flexibilidade de tempo / momentos de fruição de suas produções e de seus pares)
- Dança e Música (permitir a improvisação e a criatividade / criar contextos em que a música e a dança sejam significadas pelas crianças)