domingo, 1 de maio de 2011

Isabel Alarcão – Professores reflexivos em uma escola reflexiva

O nome do livro já é uma afirmativa do papel da escola no século XX.

Isabel Alarcão – Professores reflexivos em uma escola reflexiva


Idéias principais do livro 

 Século XIX  - era da informação , da comunicação, do conhecimento , viemos numa sociedade da informação, onde as  competências exigidas são as de acesso, avaliação e gestão da informação . Essas competências devem ser adquiridas e desenvolvidas na escola e,  nesta ação surge as diferenças de acesso à informação e a necessidade de igualdade de oportunidades  para evitar a exclusão social (da informação) de nossos alunos.

Vivemos cercados pelo excesso de informação e precisamos aprender a lidar com isto. A informação quando não está organizada, não leva ao conhecimento e, consequentemente  à aprendizagem.
A competência para lidar com a informação na sociedade da aprendizagem – uma vez conectado é preciso saber onde e o que procurar – necessário por em ação a mente interpretativa, a seletividade, ou seja, é preciso sistematizar e criar a partir destas informações.
O conhecimento pertinente –  o pensamento organiza o conhecimento ,que leva ao pensar, é o conhecimento que permite que qualquer informação se transforme em saber.
A sociedade da aprendizagem – a escola não detém unicamente o saber; a sala de aula deixou de ser o único espaço de transmissão do conhecimento, e se tornar um espaço onde se produz o conhecimento,  o professor e alunos.  As novas competências exigidas pela sociedade da aprendizagem – valorizar a curiosidade intelectual,  recriar o conhecimento – questionar, indagar – ter um pensamento próprio – desenvolver mecanismos de auto-aprendizagem – gerir a vida individual e em grupo – adaptar-se, sentir-se responsável pelo seu próprio desenvolvimento.

Novas competências exigidas pela sociedade da aprendizagem – situações que fujam da rotina – decidir e assumir responsabilidades – resolver situações problemas – trabalhar em harmonia e em conjunto – ampliar os horizontes – globalmente – desenvolver a capacidade de auto-estima e auto conhecimento .

Alunos na sociedade da aprendizagem – ser  protagonista de suas ações, interagindo, procurar o saber, ter uma mente ativa, ser menos dependentes do professor, maior consciência crítica.
Professores na sociedade da aprendizagem – estruturadores e animadores da aprendizagem ,e não  apenas do ensino. Repensar o seu papel na sala de aula, constante processo de formação e identificação profissional, ser reflexivo numa comunidade reflexiva.
Como formar professores reflexivos em uma escola reflexiva? Assumirmos a postura de seres pensantes, intelectuais, capazes de gerir a própria ação, em escolas que se questionem em seu desenvolvimento institucional.
Pesquisa – ação – é uma aplicação da metodologia científica, resolução de problemas práticos, um processo de mudança pessoal e social, contribuição para a mudança, caráter participativo, motivador, apoio ao grupo – democrático. Análise de casos, narrativas, elaborar portfólios do processo de desenvolvimento.
A escola na sociedade da aprendizagem – não detém o monopólio do saber, tem que ser um sistema aberto, pensante e flexível – interação com a comunidade circulante- e estar sempre em desenvolvimento institucional.

Escola reflexiva – organização que mobiliza conhecimentos, processo heurístico simultaneamente avaliativo e formativo ( Alarcão, 2001). Característica – envolver os alunos numa escola cada vez melhor , com a contrubuição dos pais e de toda a comunidade- idéias de pensamento e reflexão,  avaliação e formação, apreendente e qualificante.
O currículo no centro do projeto de escola- definição da política educativa da escola, gestão positiva, princípios,normas nacionais e objetivos, necessidades, recursos e modos de funcionamento específico a de cada escola (Macedo,1995).
Currículo – conjunto de aprendizagens proporcionadas pela escola e consideradas socialmente necessárias num dado tempo e contexto ( Roldão, 2000).
Gerir uma escola reflexiva é ser capaz de liderar e mobilizar as pessoas, saber agir em situações específicas, nortear o projeto pedagógico, assegurar uma atuação sistêmica, de participação democrática, pensar e escutar antes de agir, saber avaliar e deixar-se avaliar, ser capaz de ultrapassar dicotomias paralisantes, decidir, acreditar que todos e a própria escola se encontra num processo de desenvolvimento e aprendizagem.