quinta-feira, 21 de abril de 2011

Estratégias de leitura. Isabel Solé

Este livro foi uma das referências para os nossos encontros com os professores do Ensino Fundamental de todas as áreas; uma vez que "ler e escrever" não deve ser tarefa exclusiva do professor de Língua Portuguesa.


O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos  recursos necessários para aprender a aprender.” (p.72)
Leitura é “um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita (...).
 Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias (...)” (p.23)
Estratégias fundamentais para a compreensão de leitura :
  • definição de objetivo da leitura;
  • atualização de conhecimentos prévios;
  • previsão;
  • inferência ;
  • resumo.
Uma proposta de leitura em sala de aula deve contemplar três momentos:
  • pré-leitura
  • durante a leitura
  • pós-leitura.

Pré-leitura :
  • a concepção que o professor tem sobre a leitura;
  • motivação para a leitura;
  • objetivos da leitura;
  • revisão e atualização do conhecimento prévio;
  • estabelecimento de previsões sobre o texto, baseadas nos aspectos do próprio texto; e
  • formulação de perguntas sobre o texto.

DURANTE  A  LEITURA...
Como estratégia de leitura nesta etapa, a autora sugere as “tarefas de leitura compartilhadas”, em que o professor e o aluno assumem ora um, ora outro, a responsabilidade de organização e envolvimento no ato de ler.
PÓS-LEITURA
  • ensino da “idéia principal” existente no texto
  • o ensino do resumo
  • formulação de perguntas e respostas (decodificação, compreensão e interpretação).
Conclusão :
as estratégias de leitura, segundo Solé, podem ser utilizadas antes, durante e após a leitura, sendo que na pré leitura é feita uma análise, durante a leitura pode-se ter informações relevantes estabelecendo uma relação com as informações apresentadas no texto, e depois da leitura analisa-se o significado da mensagem do texto e a verificação de compreensão ( ler,compreender e aprender).

Resumindo (bem resumidamente...)
O livro escrito por Isabel Solé contribui para o desempenho docente,  professores de todas as áreas , e se propõe a ajudar os alunos na utilização de estratégias que lhes permitam interpretar, compreender e aprender sobre os textos escritos de uma forma mais autônoma.
Ao todo o livro tem 8 capítulos e  a  autora enfatiza no decorrer de sua obra, que o ato de ler é um processo complexo  que requer estratégias de leitura.
Nos três primeiros capítulos se expõe a formulação geral e o que se pressupõe a aprendizagem inicial da leitura. Compartilhando com a concepção de diversos autores com pesquisa neste âmbito, Isabel Solé define o que é leitura: “é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita (...). Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias(...)” (p.23).
 Segundo Solé, para uma pessoa se envolver em qualquer atividade de leitura, é necessário que ela sinta que é capaz de ler, de compreender o texto, tanto de forma autônoma, como apoiada em leitores mais experientes. Enfatiza-se a leitura de verdade, “aquela que realizamos os leitores experientes e que nos motiva, é a leitura que na qual nós mesmos mandamos: relendo, parando para saboreá-la ou para refletir”. (p.43) Aborda-se ainda o ensino e aprendizagem inicial da leitura, levando-se em conta que aprender a ler não é muito diferente de aprender outros procedimentos e conceitos.
No quarto capítulo, tem-se a definição do que é uma estratégia de compreensão de leitura e a enumeração das estratégias fundamentais. “O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender”. (p.72) As estratégias fundamentais são: definição de objetivo da leitura, atualização de conhecimentos prévios, previsão, inferência e resumo
O quinto capítulo trata das estratégias prévias à leitura (um trabalho bem elaborado antes da leitura com o objetivo de melhorar a compreensão do texto pelos alunos). É um capítulo de extrema importância e bem didático, a autora divide estas estratégias em seis pontos: (1) a concepção que o professor tem sobre a leitura; (2) motivação para leitura (conhecimento prévio); (3) objetivos da leitura (determinando a forma com que o leitor se situará frente ao texto e controlará a consecução do seu objetivo); (4) revisão e atualização do conhecimento prévio (o que o leitor sabe sobre o texto); (5) estabelecimento do previsões sobre o texto baseadas nos aspectos do texto; e (6) formulação de perguntas sobre o texto, que manterão os alunos absortos na leitura, contribuindo para melhorar a compreensão.

As estratégias ativadas durante a leitura são abordadas no sexto capítulo. A maior parte da atividade compreensiva acontece durante a leitura. “A leitura é um processo de emissão e verificação de previsões que levam à compreensão do texto”. (p.116)  Este é o outro capítulo que possui uma grande importância, tornando claro que enquanto se lê, as previsões feitas pelo leitor devem ser compatíveis com o texto ou substituídas por outras.

Quando as previsões são encontradas, a informação do texto integra-se aos conhecimentos do leitor e a compreensão acontece. Como estratégia de leitura nesta etapa, a autora sugere as “tarefas de leitura compartilhada”, em que o professor e o aluno assumem ora um, ora outro, a responsabilidade de organização e envolvimento no ato de ler.

O sétimo capítulo dedica-se às estratégias trabalhadas após a leitura, ressaltando a importância do ensino da “idéia principal” existente no texto, o ensino do resumo e como formular e responder perguntas. No último capítulo, com o título “Colcha de Retalhos”, a autora inclui alguns aspectos que ficaram relegados ao longo da obra e oferece algumas novas informações relacionadas ao ensino da compreensão leitora: sua avaliação, sua localização nas etapas da educação escolar e sua consideração como questão compartilhada de projeto de escola.
Aprender a ler significa aprender a encontrar sentido e interesse na leitura, ser ativo ante um texto, ter objetivos para leitura e interrogar-se sobre a própria compreensão.

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