OSTETTO, Luciana. (org). EDUCAÇÃO INFANTIL :SABERES E FAZERES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Campinas: Papirus, 2008. Cap. 2-5
Didática e prática pedagógica na educação infantil
Ênfase é dada ao conhecimento que o professor deve ter a respeito da rotina dos alunos e de seus conhecimentos já construídos para poder planejar as atividades com boas situações de aprendizagem.
E isto começa desde o berçário, onde os bebês devem ser estimulados de diferentes formas, com a apresentação de materiais diversificados ,diferentes texturas, formas e cores para que as crianças toquem, sintam.Mesmo com as crianças pequenas, o registro prévio (planejamento) é imprescindível. Ele ,o registro, deve orientar cada passo do professor na articulação das atividades.
Neste contexto,o professor precisa desfrutar de todos os espaços do ambiente no qual trabalha,propiciando às crianças diferentes vivências.
Outro aspecto que precisa de um olhar mais cuidadoso se refere ao registro do planejamento do professor,que deve pautar assuas práticas diárias;ou seja,deve ser funcional, acompanhando o processo de ensino e aprendizagem das crianças,bem como em todas as atividades que ele prevê.
O registro posterior , do encaminhamento da atividade, da participação das crianças,dos erros,avanços,dificuldades e necessidades de planejamento (ou replanejamento), é muito importante neste processo.
E, é desde a educação infantil que se desperta nas crianças o
gosto pela leitura e escrita, através do contato com livros infantis, das atividades permanentes (contação de histórias, por exemplo), do ambiente alfabetizador nas salas de vivências.
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