quinta-feira, 21 de abril de 2011

OSTETTO, Luciana.Educação Infantil : saberes e fazeres da formação de professores.

Separei um texto muito interessante a respeito de Planejamento do professor e datas comemorativas para problematizar nos horários coletivos em Maio.


OSTETTO,  Luciana. (org). EDUCAÇÃO INFANTIL :SABERES E FAZERES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Campinas: Papirus, 2008. Cap. 2-5


Didática e prática pedagógica na educação infantil

Ênfase é dada ao conhecimento que o professor deve ter a respeito da rotina dos alunos e de seus conhecimentos já construídos para poder planejar as atividades com boas situações de aprendizagem. 
 E isto começa desde o berçário, onde os bebês  devem ser estimulados de diferentes formas, com a apresentação de materiais diversificados ,diferentes texturas, formas e cores para que as crianças toquem, sintam.Mesmo com as crianças pequenas, o registro prévio  (planejamento) é imprescindível. Ele ,o registro, deve orientar cada passo do professor na articulação das atividades.
Neste contexto,o professor precisa desfrutar de todos  os espaços do ambiente no qual trabalha,propiciando às crianças diferentes vivências.
Outro aspecto que precisa de um olhar mais cuidadoso se refere ao registro do planejamento do professor,que deve pautar assuas  práticas diárias;ou seja,deve ser funcional, acompanhando o processo de ensino e aprendizagem das crianças,bem como em todas as atividades que ele prevê.
O registro posterior , do encaminhamento da atividade, da participação das crianças,dos erros,avanços,dificuldades e necessidades de planejamento (ou  replanejamento), é muito importante neste processo.
E, é  desde  a  educação infantil que se desperta nas crianças o
gosto pela leitura e escrita, através do contato com livros infantis, das atividades permanentes (contação de histórias, por exemplo), do ambiente alfabetizador nas salas de vivências.

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