segunda-feira, 25 de abril de 2011

SME/DOT – Orientações Curriculares e Expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental – Ciclo I

Resumo das expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental-
Ciclo I do 1º ao 5º anos
A íntegra do documento é encontrada no site da Prefeitura.


Finalidade: Organizar e aprimorar os projetos pedagógicos das escolas
Objetivo do Programa: Deve atender as finalidades da formação para a cidadania, subsidiando as escolas na seleção e organização de conteúdos mais relevantes a serem trabalhados ao longo dos nove anos do Ensino Fundamental I, que precisam ser garantidos a todos os estudantes.
A escola:
- Antes : espaço em que se promovia a "emancipação" dos estudantes por meio de técnicas que lhes permitissem adaptar-se à sociedade.
- Agora: lócus que introduz a ideia de ciclo e organizando os tempo e espaços
 – espaço de formação
- Pretende ser (objetivo) : um espaço educativo de vivências sociais, de convivência democrática e, ao mesmo tempo, de apropriação, construção e divulgação de conhecimentos, como também de transformações de condições de vida das crianças que a freqüentam.
- Foco: conteúdo
Articulação do programa com projetos em desenvolvimento (PIC, TOF).  Visam, por meio de diferentes estratégias, oferecer possibilidades de enriquecimento do currículo e subsidiar o desenvolvimento do PP das escolas da Rede Municipal de Ensino.
Articulação do programa com o PP das escolas:
- estimular a reelaboração do projeto pedagógico;
- indicar em cada escola os rumos que pretende seguir ,e os compromissos educacionais que assume com vistas à formação de seus estudantes;
- cria: um processo dinâmico e contínuo.
Cada professor deve planejar trajetórias para que seus estudantes possam construir aprendizagens significativas.
Uma das condições necessárias para a organização e o desenvolvimento de um CURRÍCULO ARTICULADO, INTEGRADO e COERENTE, e a escolha e a adoção COLETIVA, pela equipe escolar, de concepções de aprendizagem, de ensino e de avaliação.
 CONCEPÇÕES: 
De aprendizagem:
- compreensão de significados que se relacionam a experiências anteriores e vivências pessoais dos estudantes, permitindo a formulação de problemas que os incentivem a aprender mais;
- estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, objetos, acontecimentos, noções e conceitos, desencadeando mudanças de comportamento;
- contribuição para a utilização do que é aprendido em novas situações;
- que os conhecimentos escolares contribuam para a formação do cidadão;
- Aprendizagem em colaboração entre sujeitos, tendo a linguagem como instrumento de intercâmbio.
Ensino:

- contempla um conjunto de atividades sistemáticas, CUIDADOSAMENTE PLANEJADAS, em torno das quais os conteúdos e métodos articulam-se e onde professores e estudantes compartilham partes cada vez maiores de significados com relação aos conteúdos do currículo escolar.
Currículo: conhecimento visto como uma REDE DE SIGNIFICADOS, em permanente processo de transformação.
Função da escola: propiciar o desenvolvimento harmônico desses diferentes potenciais do aprendizes.
Avaliação:
- processual
- criar espaços e tempos
- não pode ser um único instrumento, restrito a um só momento ou a uma única forma.

Critérios para seleção de expectativas de aprendizagem:
- Relevância social e cultural
- Relevância para a formação intelectual do aluno e potencialidade para a construção de habilidades comuns
- Potencialidade de estabelecimento de conexões interdisciplinares e contextualizações
- Acessibilidade e adequação aos interesses da faixa etária
Cada escola pode organizar seus projetos de modo a atender suas necessidades e singularidades.
Atividades de ensino:
- atividades permanentes
- seqüências didáticas
- projetos

Que devem contemplar os três grandes campos de conhecimento:
- Conhecimentos de Língua Portuguesa e de Matemática: ferramentas essenciais da construção de conhecimentos (é a base)
- Conhecimentos sobre Natureza e Sociedade: repertório que amplie e aprofunde saberes que constrói cotidianamente em sua vivência (amplia o repertório)
- Conhecimentos sobre Arte e Educação Física: diferentes formas de expressão, apoiadas em práticas culturais (extrapola)
Temos que ter em mente que, a partir das observações do contexto, quais expectativas de aprendizagem devemos selecionar para elencar os conteúdos.
Com vistas à superação da linearidade e fragmentação do currículo:
- abordagem interdisciplinar e disciplinar;
- leitura e escrita como responsabilidade de todas as áreas (** Isabel Solé)
- perspectiva de uso das tecnologias.

Língua Portuguesa:
- Linguagem: expressão de idéias, pensamentos e intenções. É pela linguagem que se constroem quadros de referência culturais;
- Interagir pela linguagem significa realizar uma atividade discursiva;
- É nas práticas culturais que se dá a expansão da capacidade de uso da linguagem e a construção ativa de novas capacidades, que possibilitam o domínio cada vez maior de diferentes padrões de fala e de escrita;
- Modalidade escrita: leitura / produção escrita / análise e reflexão sobre a língua e a linguagem;
- Modalidade Oral: escuta / produção oral;
- Sistema de escrita alfabética / padrões da linguagem escrita;
- Gêneros textuais – organizou-se as expectativas de aprendizagem em torno de determinados gêneros textuais de uso social mais freqüente.





Matemática:
- Objetivos: contribuição para resolver problemas da vida cotidiana, sua aplicação a problemas reais e a formação de capacidades intelectuais, a estruturação do pensamento, a agilização do raciocínio do aluno.
- 5 Blocos Temáticos:
NÚMEROS
OPERAÇÕES
ESPAÇO E FORMA
GRANDEZAS E MEDIDAS
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Natureza e Sociedade:
- visão integradora das ações humanas e da natureza;
- temas propostos para as 3 disciplinas:
* Lugar onde vivemos
* Modos de viver
* O que compartilhamos
* O que e como produzimos
* Como nos comunicamos
* Quem somos
* Viver na cidade de São Paulo

- visa problematizar a realidade e articular conhecimentos dos distintos campos do saber ao mundo contemporâneo e à vivências cotidianas das crianças relacionadas à sua formação cultural, social e científica.

Artes e Ed. Física:
- Diferentes linguagens: corporal / visual / teatral / musical
- A partir das vivências culturais locais – resgate histórico
- Desenvolvimento de habilidades relativas a:
* Percepção
* Experimentação
* Criação / produção
* Comunicação / representação
* Análise / interpretação
* Pesquisa / reflexão
* Registro
* Crítica/ autocrítica

Aspectos comuns na proposta:
- valorização do saberes dos alunos;
- valorização da cultura patrimonial dos alunos;
- aprendizagem significativa;
- interdisciplinaridade;
- avaliação formativa.

Organização do trabalho pedagógico:
- rotina;
- olhar atento do professor para o processo de aprendizagem dos seus alunos
- potencializar o tempo didático;
- flexibilidade no planejamento; (diferente de improvização)
Considerar a natureza das atividades de cada área e a articulação entre elas.
Avaliação:
- procedimento de investigação;
- acompanha o processo de aprendizagem;
- verificar se as estratégias estão surtindo o efeito esperado;
- relação entre instrumento de avaliação, objetivo de ensino e expectativas de aprendizagem;
- observar as dificuldades dos alunos e direcionar intervenções;
- nada substitui o olhar atento e a observação apurada do professor.

Atentem para a continuidade e coerência nas Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem da Educação Infantil e Ensino Fundamental . E não é para ser diferente, uma vez que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica .

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