quarta-feira, 27 de abril de 2011

SME/DOT – As mídias no Universo Infantil – um diálogo possível

Um resumo do documento sobre mídias no Universo Infantil para fomentar a leitura do texto integral disponível no site da prefeitura.


SME/DOT – As mídias no Universo Infantil – um diálogo possível


Tônica do texto: aprender brincando e através das diferentes linguagens / A tecnologia faz a mediação entre a criança e o mundo
Aprender e ensinar fazem parte da existência humana, histórica e social;
Criança = ser produtor de cultura;
Não se pode negar à criança as possibilidades de expressão das diferentes linguagens;
Brincando a criança constrói a fruição do processo criados da infância;
Fotografia= criança pode fotografar o que escapa ao olhar do adulto;
Ensinar e aprender ao mesmo tempo uns com os outros;
Tecnologias = potencializam a descoberta –comparação – análise – resolução de problemas;
Tecnologia = condições mais inovadoras – respeitando como sujeitos sociais e de direitos;
Aprendizagem colaborativa = aluno ativo no processo de ensino e aprendizagem;
Registro e dialogicidade;
Escola = espaço lúdico e despertar o interesse para o inexplorado;
Computador amplia a criatividade;
Educador = tem que ter uma intencionalidade / planejar caminhos para mediar novos conhecimentos
Criança em contato com diferentes portadores textuais;
Auto-avaliação;
O computador não afasta a criança de seu mundo ,  interage com o seu tempo de ser criança;
Conversar sobre possibilidades e não engessar propostas


Em decorrência dos documentos oficiais de SME (Orientações Curriculares), SME DOT realiza cursos para tentar implantar,de fato, as mudanças curriculares nas escolas. Complementando as mídias no Universo Infantil, temos, por exemplo, o cursooptativo Nas ondas do rádio.
COMUNICADO Nº 384 DE 18 DE MARÇO DE 2011 (DO de 19/03/2011, pág.36)
(Logo do projeto SME)

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica SME DOT COMUNICA a realização do Curso Optativo – Nas Ondas do Rádio: Aprender e Comunicar.

JUSTIFICATIVA:
A educação escolar é responsável por ações sistemáticas de ensino que promovem aprendizagens dos alunos na direção da apropriação de conhecimentos fundamentais para a cidadania.
Cumprir essa função social hoje envolve também o desafio de trazer para o currículo a discussão sobre o papel das ferramentas sociais de comunicação na gestão dos conhecimentos que são veiculados na escola.

A escola da sociedade do conhecimento busca nas linguagens midiáticas a ampliação de acesso à informação e ao tratamento destas informações. “Incorporá-las ao dia a dia, como estratégia para o ensino-aprendizagem,permite a produção colaborativa, estimula o desenvolvimento das competências comunicativas, promove a autonomia, a criatividade e o estímulo a produção de conhecimento significativo na comunidade escolar”.
Neste sentido, a proposta do Curso Nas Ondas do Rádio: Aprender e Comunicar., visa formar educadores para atuarem junto aos alunos na direção de construir uma Rede de comunicação na U.E, que permita a gestão dos conhecimentos produzidos em cada comunidade de aprendizagem das nossas escolas.

OBJETIVO :
Formar professores orientadores da mediação da comunicação nas U.E tendo como finalidade: Contribuir para desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos e da competência leitora e escritora; Promover o protagonismo infanto– juvenil por meio do trabalho com as linguagens midiáticas e dos recursos das tecnologias da informação e da comunicação.
CONTEÚDOS
Áreas Temáticas :
Gestão do Conhecimento
Mediação de Comunicação
Educomunicação
CARGA HORÁRIA
Educomunicação (4h)
Objetivo: promover o protagonismo infanto-juvenil por meio da TICs;
Linguagem: Linguagem impressa e digital
Suporte : Jornal Mural e site da escola (Portal SME)
Mediação de Comunicação (4h)
Objetivo: ampliar redes sociais de aprendizagens
Linguagem Digital
Suporte : Site da escola(Portal SME), Blog, Redes Sociais
Leitura Crítica da Comunicação (8h)
Objetivo: promover a cultura da paz;
Linguagem Audiovisual
Suporte: Blog/Podcast e Rádio/Vídeo
Gestão do Conhecimento (8h)
Objetivo: ampliar a base de conhecimento, visando o aumento da efetividade das ações promovidas no ambiente escolar;
Linguagem Audiovisual
Suporte: Podcast, Rádio /Vídeo
Gestão de Processos Comunicacionais (4h)
Objetivo: possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa na consolidação do ecossistema educomunicativo;
Linguagem Audiovisual
Suporte: Rádio/Vídeo
Produção e apresentação de projeto educomunicativo (4 h)

 (Somente uma parte do Comunicado foi blogado.DO de 19/03/2011, página 37)

E.T.: Este projeto não é novo nas escolas (EMEF's) .Na gestão da Marta Suplicy, tivemos o Curso EDUCOM.Rádio , um Projeto em parceria com a ECA/USP e PMSP. As escolas receberam, na época, uma mini-estação de rádio para esta proposta de construção de uma Rede de Educomunicação na escola.