segunda-feira, 25 de abril de 2011

Questões dissertativas do concurso 2009

Creio que,em 2009, o concurso destinava-se aos cargos de coordenador pedagógico, diretor e supervisor. Recebi estas questões de uma professora que fez a prova em 2009.

1. Jussara, Neide e Inês são pedagogas e foram colegas como professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal. Agora foram aprovadas em concurso de acesso, respectivamente, para assumirem cargo de coordenação pedagógica, direção de escola e supervisão escolar e vão atuar em escola próximas. Jussara em uma escola de Educação Infantil, Neide em uma de Ensino Fundamental, cujo maior numero de turmas corresponde aos anos finais e  Inês na Coordenadoria de Ensino da região. Elas têm conversado bastante sobre os desafios que enfrentarão, sobretudo por não terem vivido como professoras, o dia-a-dia do trabalho didático-pedagógico, nos diferentes seguimentos da Educação Básica que vão atuar.
Entre na conversa com elas e, levando em conta, de uma lado as atribuições legais e do outro as idéias de Freire e Alarcão, destaque:
a)uma recomendação metodológica geral para atuação como Gestor Educacional, visando a que elas ajudem os professores a avançarem em seus saberes didático-pedagógicos (concepções e práticas);
b)a necessidade e importância de atuarem de modo a constituir, em cada escola, a direção/coordenação como equipe diretiva. Justifique.


2- Uma criança do berçário II apresenta muitas assaduras há uma semana; as profissionais que mantém contato com a criança desconfiam que o bebê não vem sendo trocado do momento que sai da creche até o retorno no dia seguinte. Então resolvem verificar a hipótese, fazendo uma marca na fralda do bebê antes de entregá-lo ao familiar responsável pela retirada da criança no final da tarde.
No dia seguinte a funcionária que recepciona o bebê faz a troca da fralda e verifica que a marca feita no dia anterior permanece. Diante da hipótese confirmada reservam a “prova” e levam o caso à Equipe Diretiva da Escola.
Se você fosse chamada pela Equipe Diretiva da Escola, que informações você daria sobre a sequência de providências sobre o caso? Justifique.

Uma família que se transferiu da Bahia para a cidade de São Paulo procurou uma escola da rede municipal de São Paulo para matricular no ensino fundamental seus dois filhos, respectivamente de 8 e 11 anos de idade. Eles não possuiam nenhuma documentação escolar que demonstrasse não só que série/ano desta etapa da Educação Básica haviam cursado como também que avaliação haviam obtido em cada uma delas.
A escola informou que não poderia matriculá-los sem uma documentação – histórico escolar – que informasse minimamente que anos/séries eles cursavam, mesmo que dela não constasse as notas obtidas nas diferentes disciplinas do currículo pois com a adoção da organização em ciclos na rede municipal de ensino de São Paulo, a aprovação (ou reprovação) dos estudantes nas diferentes série ficou superada.
Considerando a legislação educacional em vigor e especialmente as Normas para Elaboração do Regimento Escolar você avalia que a escola agiu corretamente? Justifique.

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